O Centro de Convívio de Vilar de Luz é uma valência da Junta de Freguesia de Folgosa direcionada à população sénior da Freguesia de Folgosa, que tenham autonomia e não apresentem dificuldades de locomoção. Tem como objetivos: proporcionar momentos de convívio e lazer através de atividades ocupacionais; prevenir a solidão e o isolamento; incentivar a participação e incluir os idosos na vida social local; promover relações pessoais entre as gerações.

O horário de funcionamento do Centro de Convívio é de 2ª a 6ª feira das 14h00 às 18h00. Neste horário os utentes inscritos podem usufruir de momentos de convívio, bem como, passar algum tempo em atividades tais como: educação física, música, visita a locais de interesse no concelho da Maia, realização de pequenos trabalhos manuais de forma a estimular as capacidades criativas dos utentes e atenuar problemas de motricidade decorrentes da idade.

A Junta de Freguesia de Folgosa também leva a cabo todos os anos, algumas atividades onde os utentes podem mostrar a sua aptidão e talento, nomeadamente em espetáculos como, a Primavera Sénior, o Festival Cultural, os Santos Populares e o Magusto.

O Centro de Convívio de Vilar de Luz também participa no Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ da Câmara Municipal da Maia, do qual fazem parte um conjunto de atividades e iniciativas. Anualmente costumam participar no Desfile de Carnaval e nos Jogos de Família que são iniciativas levadas a cabo pelo Pelouro do Desporto no âmbito do Clube Maia Sénior e das aulas de Educação Física que decorrem no centro de convívio.