O Gabinete de Apoio Integrado Local encontra-se nas instalações da Junta de Freguesia de Folgosa, cuja a área de abrangência está especialmente direcionada para Acão Social Direta, transversal a outras áreas como Habitação, Saúde Educação e Emprego, constitui-se um espaço privilegiado de manifestação e interpretação diagnostica das necessidades e dos problemas da população, problemas que pela sua natureza dimensional persistente, exigem uma intervenção continuada e global. Este tipo de serviço resulta de uma Parceria entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal da Maia e a Segurança Social.

O Atendimento e Acompanhamento Social, enquanto medida Política Social, visa apoiar os indivíduos e família, na dificuldade, na prevenção e ou resolução dos problemas geradores ou gerados por situações de exclusão. Assente numa relação de reciprocidade Técnico / Utente, o G.A.I.L. tem em vista a promoção de condições facilitadores da inserção das pessoas através, nomeadamente da elaboração contratualização e acompanhamento de um projeto de vida.